Nos últimos anos, a tecnologia da informação foi de fundamental importância dentro das instituições públicas brasileiras, utilizado-se da informação como suporte as finalidades organizacionais.
Os investimentos tecnológicos do setor público são notórios, procurando tornar mais eficiente a realização dos trabalhos internos, melhorar e ampliar os serviços prestados aos cidadãos, que passam a exigir do Governo a mesma qualidade oferecida pela iniciativa privada.
Algumas das tarefas realizadas pelo Departamento de Informática:
Gerenciamento da infraestrutura de TI: Manutenção e suporte a redes, servidores, computadores, e outros dispositivos tecnológicos. Garantir que a infraestrutura de TI funcione de maneira eficiente e confiável.
Segurança da Informação: Implementação de políticas de segurança, monitoramento de ameaças, proteção contra vírus e malwares, gestão de backups e recuperação de dados.
Suporte Técnico: Atendimento e resolução de problemas dos usuários em relação a hardware, software e outros sistemas tecnológicos da empresa.
Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas: Criação e atualização de sistemas internos e aplicativos que atendam às necessidades da prefeitura, bem como a manutenção de sistemas já existentes.
Gestão de Dados: Armazenamento, organização e análise de dados, além da criação de estratégias para facilitar o uso e a integridade das informações empresariais.
Gerenciamento de Softwares e Licenças: Garantir que todos os softwares utilizados pela empresa estejam devidamente licenciados e atualizados.
Planejamento Estratégico: Alinhar as soluções tecnológicas com as metas de negócio da empresa, propondo inovações e novas tecnologias para otimizar processos.
Gerenciamento de Projetos: Planejamento e execução de projetos relacionados a tecnologia, como a implementação de novos sistemas, migração de dados ou atualizações de infraestrutura.
Compras, Licitações e Contratos: Organizar a aquisição de equipamentos e softwares, realizando orçamentos, elaborando os editais de licitação e redigindo contratos relacionados à tecnologia.
Monitoramento de Desempenho e Qualidade: Avaliar constantemente o desempenho de sistemas e processos de TI, buscando melhorias e ajustes para manter a eficiência.
Para que à Administração Pública consiga atingir um nível satisfatório nos serviços oferecidos à população, faz-se necessário um alinhamento da Informática com as políticas governamentais da instituição e para isso é imprescindível um bom planejamento estratégico de TI.