Na próxima sexta-feira (24 de outubro), o município de Orleans será sede de um importante momento de escuta, reflexão e diálogo: o Mini Fórum Livre de Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O evento será realizado no Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (CAPI), das 13h às 17h, e tem como objetivo principal ouvir crianças e adolescentes, reconhecendo-os como protagonistas na construção de políticas públicas de proteção e prevenção às diversas formas de violência sexual.
O Mini Fórum Livre é um espaço democrático que permite que meninos e meninas expressem suas ideias, percepções e propostas sobre como enfrentar as violências em seus territórios. Mais do que uma ação pontual, o encontro simboliza um ato de participação cidadã e fortalecimento da rede de proteção.
A iniciativa parte da convicção de que ouvir é proteger. Ao garantir que as vozes de crianças e adolescentes sejam ouvidas, Orleans reforça o compromisso com o princípio da proteção integral e prioridade absoluta, assegurado pela Constituição Federal (art. 227) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
O encontro é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Rede de Proteção, que realizará as abordagens com todo o cuidado, acolhimento e sigilo necessários.
Durante o evento, os participantes circularão por quatro estações temáticas:
“Se Proteger na Real” – Abuso Sexual
“Digital Seguro” – Violências em Ambientes Virtuais
“Não à Exploração” – Exploração Sexual Comercial
“Viagens Seguras” – Tráfico de Pessoas com Fins de Exploração Sexual
A Prefeitura de Orleans reforça o convite à comunidade e às instituições parceiras para participar dessa importante iniciativa, que busca fortalecer a rede de proteção e reafirmar o compromisso do município com o respeito, a escuta e a segurança de nossas crianças e adolescentes.