Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Orleans

Orleans celebra a formatura de 119 alunos na 2ª turma do Programa Bombeiro Mirim

Cerimônia reuniu estudantes, familiares, educadores, Corpo de Bombeiros Militar e autoridades municipais para marcar a conclusão do programa de educação preventiva.

A Prefeitura de Orleans, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, realizou nesta quinta-feira a formatura da 2ª turma do Programa Bombeiro Mirim. A solenidade marcou a conclusão das atividades de 119 estudantes do 4º ano da Rede Municipal de Ensino, que receberam os certificados de participação após concluírem a formação desenvolvida ao longo do primeiro semestre letivo de 2026.

O evento reuniu o prefeito Fernando Cruzetta, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, professores, gestores escolares, familiares e convidados. Durante a cerimônia, os alunos participaram da leitura do compromisso do Bombeiro Mirim, acompanharam um vídeo com os principais momentos das atividades desenvolvidas ao longo do semestre e receberam brindes. Os mascotes do Corpo de Bombeiros também participaram da programação, proporcionando um momento de integração e celebração com as crianças.

Ao longo de 12 horas de atividades, os estudantes tiveram acesso a conteúdos sobre prevenção de acidentes, primeiros socorros, segurança contra incêndios, prevenção em desastres e acionamento correto dos serviços de emergência. As aulas foram conduzidas de forma prática e educativa, incentivando atitudes responsáveis dentro e fora do ambiente escolar.

O prefeito Fernando Cruzetta destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes. “O conhecimento adquirido no Programa Bombeiro Mirim acompanha essas crianças por toda a vida. Elas aprendem a agir com responsabilidade, a prevenir situações de risco e ainda levam esses ensinamentos para suas famílias, fortalecendo a cultura da prevenção em nosso município”, afirmou.

Além da entrega dos certificados, a cerimônia homenageou os instrutores do Corpo de Bombeiros Militar, professores, equipes gestoras e demais profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do programa.

Criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 1992, o Programa Bombeiro Mirim já formou mais de 70 mil crianças em todo o estado. Em Orleans, a iniciativa reforça a parceria entre a Administração Municipal e a corporação, promovendo educação preventiva e incentivando valores como cidadania, responsabilidade, solidariedade e respeito à vida desde os primeiros anos da formação escolar.

Mais Notícias