Prefeitura de Orleans

Notícias

Prefeitura de Orleans inicia pavimentação da Estrada Geral de Rio Pinheiros Baixo

Trecho de 1,7 quilômetro faz parte do programa Avança Orleans

Teve início na última semana a preparação da base para a pavimentação de 1,7 quilômetro da Estrada Geral Rio Pinheiros Baixo em Orleans. A obra integra o programa Avança Orleans, lançado recentemente pela Prefeitura Municipal para impulsionar o desenvolvimento urbano e rural da cidade.

O prefeito Fernando Cruzetta visitou o local para acompanhar os trabalhos. “Essa obra é um desejo antigo dos moradores e vai melhorar o deslocamento, a segurança e o escoamento da produção. É mais uma ação dentro do Avança Orleans, que está transformando nossa cidade”, afirmou.

A pavimentação será realizada com recursos do Governo Municipal e com emenda parlamentar do deputado estadual Volnei Weber, destinada para a execução do projeto.

Orleans realiza Mini Fórum de Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na próxima sexta-feira (24 de outubro), o município de Orleans será sede de um importante momento de escuta, reflexão e diálogo: o Mini Fórum Livre de Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento será realizado no Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (CAPI), das 13h às 17h, e tem como objetivo principal ouvir crianças e adolescentes, reconhecendo-os como protagonistas na construção de políticas públicas de proteção e prevenção às diversas formas de violência sexual.

O Mini Fórum Livre é um espaço democrático que permite que meninos e meninas expressem suas ideias, percepções e propostas sobre como enfrentar as violências em seus territórios. Mais do que uma ação pontual, o encontro simboliza um ato de participação cidadã e fortalecimento da rede de proteção.

A iniciativa parte da convicção de que ouvir é proteger. Ao garantir que as vozes de crianças e adolescentes sejam ouvidas, Orleans reforça o compromisso com o princípio da proteção integral e prioridade absoluta, assegurado pela Constituição Federal (art. 227) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).

O encontro é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Rede de Proteção, que realizará as abordagens com todo o cuidado, acolhimento e sigilo necessários.

Durante o evento, os participantes circularão por quatro estações temáticas:

“Se Proteger na Real” – Abuso Sexual
“Digital Seguro” – Violências em Ambientes Virtuais
“Não à Exploração” – Exploração Sexual Comercial
“Viagens Seguras” – Tráfico de Pessoas com Fins de Exploração Sexual

A Prefeitura de Orleans reforça o convite à comunidade e às instituições parceiras para participar dessa importante iniciativa, que busca fortalecer a rede de proteção e reafirmar o compromisso do município com o respeito, a escuta e a segurança de nossas crianças e adolescentes.

Avança Orleans: prefeitura anuncia mais de 40 obras de infraestrutura urbana e rural

Programa prevê investimentos históricos em ruas, pontes, saúde, educação e habitação até 2028; evento marcou também a posse da vice-prefeita Leonete Librelato como prefeita interina

A Prefeitura de Orleans apresentou, na sexta-feira (17), o Avança Orleans, um amplo programa de desenvolvimento urbano e rural que vai entregar mais de 40 obras de infraestrutura no município. A iniciativa representa o maior conjunto de investimentos da história de Orleans, com ações previstas entre 2025 e 2028, abrangendo áreas como mobilidade urbana, saneamento, saúde, educação, esporte e habitação.

O lançamento ocorreu no Centro de Eventos Galiano Zomer e contou com a presença do prefeito Fernando Cruzetta, da vice-prefeita Leonete Librelato, do deputado estadual Pepê Collaço e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia, além de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades civis.

Durante a cerimônia, o prefeito Fernando Cruzetta destacou que o programa marca um novo ciclo de crescimento para o município, com foco no planejamento e na melhoria da infraestrutura.

“O Avança Orleans é um planejamento para o futuro da cidade. Teremos obras que vão preparar Orleans para os próximos 40 anos, como o contorno viário e a ligação entre Ponte Preta e Brusque do Sul. É um programa feito com responsabilidade, para cuidar das pessoas, um compromisso com o desenvolvimento e com a qualidade de vida dos orleanenses”, afirmou o prefeito.

O evento também contou com a posse da vice-prefeita Leonete Librelato como prefeita interina, tornando-se a primeira vice-prefeita da história de Orleans a assumir o comando do Executivo municipal. Leonete ficará à frente da Prefeitura pelos próximos 15 dias.

O PROGRAMA AVANÇA ORLEANS

Avança Orleans é o novo programa de desenvolvimento urbano e rural criado pela Prefeitura Municipal de Orleans, com o propósito de realizar o maior conjunto de investimentos em infraestrutura da história do município.

Entre 2025 e 2028, o programa reunirá um amplo conjunto de obras e ações em diversos bairros, com planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável e à preparação de Orleans para o futuro.

Durante o evento, o prefeito Fernando Cruzetta detalhou as ações previstas na primeira etapa do programa, que contempla mais de 40 obras em diferentes localidades do município.

PAVIMENTAÇÕES – CAMADA ASFÁLTICA

• Rua Elias Bussolo (Área Industrial)
• Rua João De Lorenzi Canever
• Rua Hugolino Nicoladelli
• Rua Eurico Damázio (Samuel Sandrini)
• Rua Turíbio Schmidt (Rio Belo)
• Rua Antônio De Picoli (Samuel Sandrini)
• Rua Azelino Bonetti (Corridas)
• Rua Jacondo Crozeta (Corridas)
• Rua Gabriel Carlos Dal Ponte (Pindotiba – 630 m)
• Estrada Geral Barracão (2,5 km)
• Estrada Geral Rio Novo (Rio Carlota – 1,3 km)
• Estrada Geral Oratório
• Rio Pinheiros Baixo (1,7 km)
• Ponte Preta contornando Brusque do Sul (15,5 km), dentro do programa Estrada Boa Rural
• Contorno Viário Rio Belo – Trecho 9

PAVIMENTAÇÕES EM PAVER

• Rua Aristides Zomer
• Rua Francesco Zomer
• Rua Solphorino Zomer
• Rua Lauro Nicoladelli
• Rua Número 151
• Rua Jucélia Madalena Dalmagro
• Rua Arcangelo Campos
• Rua Hercílio Rossi
• Rua Pedro Ramos
• Rua Bento Borba Camilo
• Rua Maria João Rabelo
• Rua Anselmo Schambeck
• Rua Maria Serafim Coan

PONTES E ACESSOS

O Avança Orleans também contempla a construção e finalização de quatro pontes importantes:
• Ponte das Três Barras
• Ponte da Brusque
• Ponte do Menegasso
• Ponte do Rio Pinheiros

PARQUE MUNICIPAL PRINCESA ISABEL

Entre os destaques do programa está a construção e estruturação do Parque Municipal Princesa Isabel, uma obra aguardada pela comunidade e que deve se tornar um dos principais espaços de lazer, esporte e convivência da cidade.

O parque contará com infraestrutura moderna, áreas verdes, mobiliário urbano, pista de caminhada e espaços voltados à prática esportiva e eventos culturais.

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

O pacote também contempla investimentos de R$ 4,8 milhões já aplicados na compra de máquinas e equipamentos, entregues em 2025, além de mais R$ 5 milhões previstos para 2026 destinados à renovação da frota da Secretaria de Obras.

As aquisições ampliam a capacidade operacional do município e garantem mais agilidade na execução dos trabalhos urbanos e rurais.

SAÚDE

A saúde receberá uma série de investimentos voltados à ampliação do atendimento e à modernização das estruturas:
• Construção da Base do SAMU
• Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) ao lado do Pró-Saúde
• Reforma e ampliação do Posto de Saúde São Jerônimo
• Obras no Hospital Santa Otília

EDUCAÇÃO E ESPORTE

• Reforma do Ginásio Homero de Miranda Gomes
• Ampliação e melhorias na Escola Recanto do Saber (Pindotiba)
• Revitalização da Quadra Coberta João Paulo II

HABITAÇÃO

A política habitacional também foi incluída no programa, com o Programa Casa Catarina, que prevê a construção de 30 novas moradias populares e duas residências adicionais por meio da Defesa Civil, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

POSSE DA PREFEITA LEONETE LIBRELATO

Em um dos momentos mais importantes do evento, o prefeito Fernando Cruzetta transmitiu o cargo à vice-prefeita Leonete Librelato, que assumirá o comando do Executivo Municipal pelos próximos 15 dias.

Leonete é a primeira vice-prefeita a exercer o cargo de prefeita na história de Orleans. A posse foi marcada por emoção e reconhecimento, especialmente por ter ocorrido durante o mês do Outubro Rosa, em homenagem às mulheres.

“Recebo esta missão com muita gratidão e responsabilidade. É um gesto que representa todas as mulheres de Orleans, que têm contribuído com dedicação para o crescimento da nossa cidade”, afirmou a prefeita interina Leonete Librelato.

Orleans/SC, 18 de outubro de 2025
Fotos: Athos Comunicação | Prefeitura de Orleans

Orleans realiza plantio de citronela como medida de prevenção à dengue

Ação no pátio do SAMAE reforça o trabalho das equipes de saúde e incentiva o uso de alternativas naturais no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Orleans, por meio da equipe de Zoonoses e com apoio da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Aline Pizoni, realizou nesta semana o plantio de mudas de citronela no pátio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). A iniciativa integra as ações permanentes de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação busca fortalecer as medidas de cuidado com a saúde pública, além de incentivar práticas simples e naturais que podem ser adotadas também pela população. As mudas utilizadas foram doadas pelos moradores Agostinho Cancelier Beltrame e Maria Marta Warmeling, da comunidade de Rio Capivaras.

Participaram do plantio os agentes de combate a endemias André Miguel, Luiz Fellipe Garcia e Robison Menegasso, juntamente com a ACS Aline Pizoni. “Pequenas ações como essa fazem diferença no enfrentamento à dengue. É um trabalho que une prevenção, conscientização e cuidado com o meio ambiente”, destacou o prefeito Fernando Cruzetta.

O local deve se tornar, em breve, um ponto de distribuição de mudas de citronela à comunidade, ampliando o alcance das ações de prevenção e mobilização social. A citronela é reconhecida por sua eficácia natural contra insetos e representa uma alternativa ecológica e acessível para auxiliar no controle do mosquito.

Orleans conquista recursos para investir no bem-estar animal

Programa “Pet Levado a Sério” do Governo do Estado vai destinar R$ 101 mil ao município

O município de Orleans foi contemplado com R$ 101.404,29 do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do programa “Pet Levado a Sério”, voltado ao controle populacional de cães e gatos. A iniciativa foi oficializada pela Portaria Conjunta SGG/SEF nº 65/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana.

O convênio firmado entre o estado e o município prevê a aplicação do recurso em campanhas de castração, ações de conscientização e suporte a programas municipais de saúde animal.

O prefeito Fernando Cruzetta destacou o impacto do programa: “Receber esses recursos é fundamental para reforçar nossas ações de cuidado com os animais. Além de garantir bem-estar aos pets, também contribuímos para a saúde pública”, afirmou o prefeito.

O programa “Pet Levado a Sério” é uma iniciativa do Governo do Estado que busca apoiar municípios na implementação de políticas públicas voltadas ao controle populacional de cães e gatos.

Orleans amplia frota de veículos para obras com aquisição de dois novos caminhões

Investimento de quase R$ 800 mil, com recursos próprios, reforça os serviços da Prefeitura

A Prefeitura de Orleans ampliou nesta semana sua frota de veículos com a aquisição de dois novos caminhões, um Iveco Tector 15-210 e um Iveco Tector 17-280. O investimento, de R$ 799 mil, foi realizado com recursos próprios do município, provenientes do pagamento do IPTU pelos contribuintes.

Os veículos passam a integrar a Secretaria de Infraestrutura e também darão suporte a outras áreas que utilizam caminhões nas atividades diárias, como transporte de materiais, manutenção de vias e apoio a obras públicas. A entrega oficial foi realizada no pátio da Prefeitura, com a presença do prefeito Fernando Cruzetta e servidores municipais.

De acordo com o prefeito, a aquisição representa mais um avanço na estrutura de trabalho da administração. “Esses investimentos só são possíveis graças à contribuição dos orleanenses que mantêm seus tributos em dia. Estamos aplicando cada recurso com responsabilidade e transparência, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços públicos”, destacou.

A renovação da frota faz parte de uma política contínua de modernização do maquinário e dos equipamentos utilizados pelas equipes municipais. Nos últimos meses, o município também realizou a manutenção e substituição de veículos em diferentes secretarias, com o objetivo de reduzir custos operacionais e ampliar a produtividade.

Servidores participam de treinamento da nova gestão da CIPA em Orleans

A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria de Administração, promoveu nesta semana o treinamento da nova gestão da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), nomeada oficialmente pela Portaria nº 1182/2025.

O objetivo da capacitação foi preparar os membros para atuar de forma preventiva, promovendo a segurança, o bem-estar e a saúde dos servidores públicos municipais em seus locais de trabalho.

Durante os três dias de formação, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre temas essenciais:

1º dia: Primeiros Socorros, ministrado pela equipe do SAMU de Orleans, com foco em ações rápidas e eficazes em situações de emergência.

2º dia: Legislação aplicada à CIPA, conduzida pelo engenheiro de segurança do trabalho Ronaldo Toretti, abordando as normas que regem a atuação da comissão.

3º dia: Combate a Incêndio, com o instrutor Éverton, da empresa Contra Fogo, incluindo demonstrações práticas de evacuação e uso de extintores.

A presidente da comissão, Elaine Borghezam Canever, destacou a importância do treinamento como ferramenta de conscientização e responsabilidade coletiva:

“Nosso papel é garantir que o ambiente de trabalho seja cada vez mais seguro, e isso começa com o conhecimento e o comprometimento de todos.”

O prefeito Fernando Cruzetta, que acompanhou parte das atividades, reforçou o apoio da administração à CIPA:

“Segurança é prioridade. Investir na capacitação dos servidores é investir na qualidade do serviço público e na valorização das pessoas que fazem a Prefeitura acontecer.”

A CIPA de Orleans é composta por membros indicados e eleitos entre os servidores municipais e tem caráter obrigatório, conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho e a Lei Municipal nº 3.096/2022.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans celebra conquista histórica no Outubro Rosa

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans tem a alegria de anunciar uma notícia muito esperada e que chega em um momento simbólico: neste Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, a rede recebeu a confirmação da chegada da médica mastologista Dra. Beatriz Althoff à rede municipal de saúde.

A boa nova foi levada pessoalmente às voluntárias na tarde de hoje pelo prefeito Fernando Cruzetta acompanhado da primeira-dama Hemilen Cardoso Cruzetta com o apoio da vice-prefeita Leonete Librelato. O anúncio foi recebido com muita emoção, pois se trata de uma conquista aguardada há muitos anos pela Rede Feminina e pela comunidade.

A profissional iniciará seus atendimentos, trazendo para o município um cuidado especializado que representa um marco para a saúde da mulher em Orleans.

Ao receberem a notícia, as voluntárias da Rede se emocionaram. “É uma vitória para todas as mulheres de Orleans. Lutamos e desejamos por muito tempo ter uma mastologista conosco. Hoje sentimos que esse sonho se torna realidade”, afirmam.

Com a chegada da Dra. Beatriz, a Rede Feminina e a saúde municipal fortalecem ainda mais a prevenção, o diagnóstico precoce e o acolhimento às mulheres, reafirmando o compromisso de salvar vidas e oferecer um cuidado integral.

Rede Feminina de Orleans
Rua: Profa. Otília Mendes Mazuco, 270 – Rio Belo, Orleans
Telefone: (48) 99926-4507

Horário de Atendimento para Coleta de Exame Preventivo:
– Segunda-feira: Atendimento até às 21h, coleta de exame preventivo é até 20h30min.
– Terça a quinta feira: Atendimento até as 17h30min, coleta de preventivo até as 17h.
– Sexta-feira: Atendimento até as 11h30min, coleta disponível até às 11h.

Orleans forma mais de 300 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

Programa da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura já formou mais de 6 mil crianças no município

Na noite desta quarta-feira (1º), Orleans promoveu a formatura de 312 estudantes do 5º ano das escolas municipais, estaduais e particulares, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos Galeano Zomer e reuniu famílias, professores e autoridades.

Presente no município desde 2003, o Proerd já alcançou mais de 6 mil crianças ao longo de 22 anos. Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, o programa orienta os alunos para escolhas seguras e responsáveis, afastando-os do uso de drogas e da violência.

Durante o evento, o prefeito Fernando Cruzetta ressaltou a relevância da iniciativa para a cidade. “O Proerd é um investimento no futuro das nossas crianças e no fortalecimento de valores que constroem uma sociedade mais justa e segura”, afirmou.

A secretária de Educação, Elisabete Menegasso Bagio, reforçou o papel das famílias e da comunidade no processo educativo. “Cada aluno aqui formado leva consigo não só o aprendizado do programa, mas também a responsabilidade de ser multiplicador de boas escolhas”, destacou.

O sargento Joelson Firmiano, responsável pelas turmas de Orleans, foi homenageado pelos 22 anos de dedicação ao programa. A cerimônia contou ainda com o juramento dos estudantes, apresentações e o sorteio de cinco bicicletas.

A iniciativa recebeu apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação, da Coorsel, da Vetta Construtora, da Associação dos Amigos de Santa Catarina (AASC), da ITA Guinchos e de empresários locais.

Orleans inicia levantamento sobre casos de diabetes para fortalecer ações de saúde

Pesquisa busca mapear os casos para fortalecer políticas públicas de saúde

A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um levantamento para identificar e compreender melhor a realidade das pessoas com diabetes no município. A ação tem como objetivo planejar e implementar medidas de prevenção, acompanhamento e cuidados mais eficazes.

O levantamento está sendo realizado de duas formas: durante as visitas domiciliares feitas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e também por meio de um formulário eletrônico, disponível no site da Prefeitura (www.orleans.sc.gov.br) e no perfil oficial no Instagram, além do acesso direto pelo FormSUS.

Segundo o Secretário de Saúde, Paulo Conti, a participação da comunidade é essencial para garantir a efetividade da iniciativa. “Com o apoio da população, conseguiremos traçar um diagnóstico mais preciso e, a partir dele, organizar estratégias que ofereçam maior qualidade de vida aos cidadãos”, destacou.

O diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil e exige acompanhamento contínuo. “Com a coleta de informações, a administração municipal busca fortalecer as políticas públicas de saúde e ampliar o cuidado com a população, especialmente em relação à prevenção de complicações decorrentes da doença”, afirmou o prefeito Fernando Cruzetta.